Nas Mãos do Oleiro


"O SENHOR Deus me disse:
Desça até a casa onde fazem vasos de barro, e lá eu lhe darei a minha mensagem.
Então eu fui e encontrei o oleiro trabalhando com o barro sobre a roda de madeira.
Quando o vaso que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro, conforme queria.
Aí o SENHOR me disse:
— Será que eu não posso fazer com o povo de Israel o mesmo que o oleiro faz com o barro? Vocês estão nas minhas mãos assim como o barro está nas mãos do oleiro. Sou eu, o SENHOR, quem está falando." Jeremias 18:1-6

O que podemos ver nesse texto para nossa vida?
Eu fico imaginando ser aquele vaso... Quando a palavra diz: "Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se" (Jr.18:4a), podemos ver que quem quebrou foi o vaso e não o oleiro por descuido.
Somos como vasos de barros nas mãos do Oleiro, como Ele diz no versículo 6b. Somos vasos nas mãos do Senhor.

A única coisa que não podemos nos esquecer é que estamos nas mãos do Oleiro, nosso Deus, o Senhor de todas as coisas, Criador de todas as coisas. Então não precisamos de forma alguma ficar angustiadas, oprimidas, desanimadas, jogadas num canto ou entristecidas por algo que está acontecendo conosco. Estamos sujeitas a todas as coisas, pois enquanto estamos neste mundo, nós receberemos todas as estrelinhas douradas, mas também receberemos as bolinhas cinzas; alegrias e vitórias vão fazer parte de nossas vidas, mas as tristezas, as decepções também. Teremos amigos, mas pode ser que alguém se coloque em nosso caminho para nos atrapalhar, nos provocar e, se possível, nos destruir. E se ficarmos nos escondendo e aceitando provocações, onde vamos parar?

A partir do momento que tomamos consciência de que temos um Oleiro que vela por nós, podemos descansar. Às vezes é difícil encarar muitas coisas, porque dói na gente e a primeira reação é não aceitar ou se acovardar. Mas sabemos que "não virá provação que não possamos suportar" - Ele prometeu. Temos que crer nisso.

Temos que ter consciência que o Oleiro, nosso Deus, é o único que reconstrói esse vaso. Não tem marido, amor pelos filhos, amigos, familiares que possam nos consertar. Eles até podem, com muito carinho e amor, colocar alguns remendos, mas consertar... Só Ele...nosso Deus!

Está escrito no versículo 4b... O oleiro "tornou a fazer 'outro' vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos dele fazer". Ou seja, quando saímos de uma prova vitoriosa, não somos mais as mesmas, você é outra. Glórias a Deus por isso!

Vemos que, mesmo quebradas, temos que continuar. O caminho é espinhoso, estreito, mas Ele caminha conosco! (Mateus 28.20b; Hebreus 13.5c -6)
Podemos tirar algumas lições para nossas vidas
1 - O vaso quebra;
2 - O vaso se quebra mesmo estando na mão do oleiro;
3 - O oleiro é o único que pode reconstruir o vaso;
4 - Mesmo quebrados, não podemos desistir do oleiro.

Que Deus possa estar abençoando grandemente sua vida!
Se possível, esteja se preparando com jejum e oração. Ore e vigie! Encha-se do Senhor, de Sua Palavra, de Suas promessas.
Seja um vaso para honra nas mãos de Deus no seu dia a dia!
Clique no quadrinho azul com setas para ver a apresentação em tela cheia.

Texto complementar II Timóteo 2:15-22

Lembrem-se, nosso próximo encontro será no dia 14 de junho, às 19:00hs.

Beijo a todos
Prª. Edmar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessach/Páscoa

A fé dos quais imitai.

O que é aquilo?