sábado, 2 de abril de 2011

12 Dias Para Ajustar a Identidade e Posicionar-se no Corpo

Dia 06 (02.04)

O filho imita seu pai porque recebeu o DNA do pai (as características e capacidades para se tornar parecido com ele)


Ler Rm. 12, Ef. 4, 5 e 6, II Pe. 1

“...se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu... Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” “...sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.” “O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a ele, por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade. Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina.” “...não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito... ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo...” “...não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre.”

Se “Cristo vive em mim”, todos verão Jesus através da minha vida – minhas palavras, minhas atitudes, meu olhar, meus ouvidos atentos às necessidades do próximo, etc. A minha identidade em Cristo me leva a agir como Ele e o Espírito Santo que habita em mim e que veio DELE me capacita para toda a boa obra “gerada” por Ele através de mim. Estando bem ajustado no CORPO (no local onde fui colocado por Ele), eu me ajusto na posição certa e realizando a função para a qual eu fui criado em Cristo, assim como cada órgão, cada tecido, cada célula... foram colocados no meu corpo para manter um bom funcionamento de cada parte de mim.

Declare: “Eu já estou no CORPO, e me submeto ao meu Senhor para ser o que Ele planejou para mim, para estar no lugar onde Ele me colocou, inclusive na posição e ordem determinadas por Ele. Quero dar lugar ao Espírito Santo para que Ele me encha (me batize) cada dia mais, de tal forma que eu “produza” o Seu fruto e realize as Suas obras através do Seu poder em mim – dos dons (manifestações) DELE através de mim.”

sexta-feira, 1 de abril de 2011

12 Dias Para Ajustar a Identidade e Posicionar-se no Corpo

Dia 05 (01.04) Ler João 17, Salmo 133, Hebreus 10:19-26; Ef.1 e 2 (inteiros); Atos 2:42-47
– ANDAR JUNTO é parte da nossa resposta à oração de Jesus em Jo. 17, e favorece o MOVER DE DEUS entre nós. A nossa obediência à Palavra abre o caminho para a manifestação do PODER DE DEUS através do CORPO. A música abaixo expressa bem isto:

Somos um corpo em Cristo. Aleluia! (2x)

Quando estamos juntos entre nós Jesus está
Quando estamos juntos
Há poder e autoridade em Seu nome.

Quando a igreja do primeiro século viveu desta maneira (em comunhão, unidade, participação conjunta), o Espírito Santo teve liberdade de atuar com PODER entre eles e através deles, de tal maneira que a oração de Jesus foi atendida:

“Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”


Quando eu me alegro no “viverem unidos os irmãos” (Sl.133), eu abro a porta da minha entrada no Santo dos Santos, porque a minha identidade em Cristo é fortalecida pela minha atitude de obediência. Jesus já abriu esse novo e vivo caminho através do Seu sangue (Hb.10:19-20), e eu já posso entrar com ousadia através das atitudes que me identificam com Jesus (Hb. 10:21-26), estreitando a minha COMUNHÃO com Ele, e assim aprofundando a minha identidade de FILHO.


“...aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.”


Se eu não persevero nas sete atitudes deste texto acima (Hb. 10:21-26), eu não estou perseverando em “seguir a Jesus”, por isso a minha identidade não poderá ser firmada NELE, e a tendência da minha vida (pensamentos, atitudes, desejos, etc.) será me amoldar dentro do “padrão deste mundo”. Quanto mais eu me afasto do CORPO, menos “sangue de Cristo” me traz a água da vida, a nutrição, o oxigênio e as vitaminas espirituais (a força para viver e vencer), e a tendência será me distanciar cada vez mais do Corpo e, portanto, da Cabeça – que é Cristo. Quanto mais eu vivo em união, comunhão, participação e serviço no CORPO de Cristo, mais eu fico perto DELE, mais eu tenho intimidade com Ele, mais rapidamente eu recebo TUDO o que Ele planejou para nós, e ainda tenho forças para vencer os desafios da vida e para ajudar outras pessoas a se aproximarem DELE e experimentarem todas as coisas boas que Ele tem para “todos os que creem”.


Declare: “Jesus me amou a ponto de dar a vida por mim. Agora eu me disponho a me entregar (dar a minha vida) a Ele e por Ele. Como Ele é a CABEÇA do CORPO (a igreja), dou minha vida (meu tempo, minhas capacidades, meus bens e tudo o que sou e tenho) para servi-lo e ao seu corpo.”

quinta-feira, 31 de março de 2011

12 Dias Para Ajustar a Identidade e Posicionar-se no Corpo

Dia 04 (31.03) Ler I Co. 12:1-11, 14:1-19 e Rm. 12:1-8
Eu recebi todas as capacidades (dons) do Espírito Santo para exercer as funções que Deus me chamou para realizar!
“...Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum... Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer.” “Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais... Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja...” “...Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente... Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado... nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada... dediquemo-nos... cada um esmere-se... faça-o com dedicação... com liberalidade... com diligência... com alegria.”

Dentro do CORPO DE CRISTO, eu sou um dos MEMBROS, com uma FUNÇÃO ESPECÍFICA – separado por Deus para exercê-la, e o Espírito Santo habita e se move em mim, e me CAPACITA para tudo o que eu preciso fazer nessa FUNÇÃO através dos dons (manifestações), que “aparecerão” à medida que eu vou servindo (me dispondo e me submetendo a Ele).

Declare: “O DOADOR dos DONS (capacidades, manifestações poderosas) já habita em mim e fará com que esse poder (de Deus) se manifeste em mim todas as vezes que eu me dispuser para servir. Senhor, eu me disponho! Quero me submeter a Ti! Usa-me!”

quarta-feira, 30 de março de 2011

12 Dias Para Ajustar a Identidade e Posicionar-se no Corpo

Dia 03 (30.03)

– Ler I Co. 12:12-31, 13:1-13 e Ef. 4:1-7

Eu não sou sozinho, estou “dentro” de um CORPO como PARTE INTEGRANTE E VIVA dele!

“...assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo... todos nós fomos batizados em um corpo... o corpo não é um só membro, mas muitos... Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve... O certo é que há muitos membros, mas um só corpo... os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários... cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.... se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam... vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo... Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas... Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso... Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno... em parte conhecemos e em parte profetizamos... quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá... agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor.” “...vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito... a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.”

Eu sou parte (membro) do Corpo de Cristo, tanto quanto todas as pessoas que se tornaram FILHOS DE DEUS. Eu tenho uma função no CORPO, assim como cada um de meus irmãos tem. Quando cada um de nós faz a sua parte (exerce o seu serviço ou ministério através dos dons que o Espírito Santo deu a cada um de nós), o CORPO (Jesus) cresce (é edificado). Existe uma ORDEM no Corpo, e cada membro é colocado no “lugar certo”, estabelecido por Deus naquele lugar. Se eu reconheço e me posiciono no lugar onde Deus me colocou e exerço a minha função, e reconheço a função e o lugar onde Deus colocou cada um dos meus irmãos, eu estou sendo submisso ao Senhor e cooperando com Ele e com a perfeita função do CORPO. Eu preciso amar todos os meus irmãos e isso vai “fazer bem” ao CORPO do qual eu faço parte. Ao amar os meus irmãos, eu estou amando a JESUS, afinal Ele é a cabeça deste CORPO.

Declare: “Eu sou membro do CORPO DE CRISTO, e quero fazer a minha parte (exercer a função que me compete) para que a manifestação de Cristo aqui na Terra não se pareça com uma pessoa DEFICIENTE, mas para que Jesus seja conhecido em toda a Sua PLENITUDE e, assim, seja glorificado!”

terça-feira, 29 de março de 2011

12 Dias Para Ajustar a Identidade e Posicionar-se no Corpo

28.03 a 08.04.2011 
1. Leia os textos bíblicos, depois o texto impresso para cada dia! 2. Faça a Declaração impressa (pela fé) no final do texto do dia! 3. Ore se apropriando da verdade para a qual você foi desafiado pessoalmente a viver cada dia e interceda a favor de cada irmão que participa deste CORPO local para que cada um “receba” tudo o que o Senhor planejou e se disponha a “repartir” com os demais aquilo que Deus tem lhe concedido! 4. Jejue durante os 12 dias, excluindo de sua dieta três delícias (suas preferências) 
Hoje estamos dando a direção de oração dos dois primeiros dias (ontem e hoje), e cada dia colocaremos a direção de oração para cada um seguir. 
Dia 01 (28.03) – Ler João 1:1-14 e 3:1-21 – Quem eu sou hoje! “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus... quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus... Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” Uma vez que eu creio em Jesus e O recebi, eu nasci de Deus (‘nasci de novo’), fui SALVO (livre da morte) e passei a ter direito à VIDA ETERNA, e sou FILHO DE DEUS Declare: “Eu sou filho do Deus vivo, e cada dia estou ficando mais parecido com o meu Pai!” Dia 02 (29.03) – Ler I Sm. 16:1-13, Is. 55 (todo), Rm. 12:1-2, I Co. 2:16 e Sl. 81 (todo) – Como FILHO DE DEUS, eu preciso aprender a pensar, enxergar e ouvir “aquilo que Ele pensa, enxerga e ouve”! “...O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração...” “Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.... volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão. ‘Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o Senhor.... os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos’.” “...Nós, porém, temos a mente de Cristo.” “Se o meu povo apenas me ouvisse, se seguisse os meus caminhos, com rapidez eu subjugaria os seus inimigos e voltaria a minha mão contra os seus adversários! Os que odeiam o Senhor se renderiam diante dele, e receberiam um castigo perpétuo. Mas eu sustentaria o meu povo com o melhor trigo, e com o mel da rocha eu o satisfaria.” Para pensar, enxergar e ouvir como o meu Pai, eu preciso renunciar “a maneira de pensar deste mundo” e ser transformado pela renovação “do meu entendimento (da minha mente)”, passando a ter “a mente de Cristo”, enxergando, ouvindo e pensando como Ele! Declare: “Eu sou FILHO DE DEUS e quero ser parecido com o meu Pai e com o Seu Filho Jesus (meu irmão mais velho), por isso REJEITO a maneiro deste mundo pensar e decidir e me proponho a “me esforçar” em aprender a Cristo (a viver a vida de Cristo em mim cada dia) para passar a PENSAR, ENXERGAR e OUVIR como Ele.
HOJE ÀS 19h DISCIPULADO DOS HOMENS